logo-header-7

Dicas de uma obstetra: segurança do ensaio newborn e o puerpério

As principais dúvidas das mamães reveladas, com a ajuda da Dra Naira Scartezzini

O ensaio newborn costuma fazer brilhar os olhos das gestantes na expectativa de ver seus pequenos em imagens encantadoras. Mas, quando o ensaio se aproxima muitas mamães ficam com dúvidas, por isso resolvi escrever esse artigo aqui no blog. 

A insegurança das mulheres pode ser gerada a partir de muitos aspectos, especialmente no período do puerpério, que são as primeiras semanas após o parto.

São momentos que merecem muita dedicação e atenção de todas as pessoas envolvidas com o nascimento da criança e com o desenvolvimento dessa nova mulher. Afinal, acaba também de nascer uma mãe. 

O ensaio newborn e o puerpério

Para responder com o maior critério e carinho, chamei a minha amiga e cliente a Dra Naira, que é obstetra e também escreve muito sobre o tema em seu site, que você pode ver aqui. Vamos tirar algumas dúvidas mais comuns sobre a segurança do ensaio newborn e sobre o puerpério. 

Para deixar claro – já que pouco se fala – puerpério é o período após o nascimento do bebê, no qual as mulheres se recompõem das alterações e adaptações que aconteceram durante a gestação.

E é justamente nesse período que orientamos fazer o ensaio newborn porque o bebê ainda é super flexível, dorme bastante e fica confortável nas posições.  Os bebês ainda reagem como um recém-nascido e imitam as poses que faziam na barriga da mãe.

Eu sempre oriento que o ideal é quando os pais percebem que o bebê já está mamando super bem. Isso geralmente acontece entre 10 a 18 dias.

Agora, voltando aos questionamentos das mamães… A Dra Naira disse: “essas perguntas aparecem em 10 de 10 mamães com certeza, afinal já fui uma delas. Posso afirmar com tranquilidade que se o fotógrafo é capacitado e credenciado pela ABFRN, essa experiência será deliciosa e vai ficar na memória dos pais!”. 

Pra começar, tenho certeza que muitas mães já tiveram essas dúvidas sobre o ensaio newborn. Esses questionamentos foram selecionados pela Dra Naira e eu vou explicar pra você:

Como vão cuidar do meu bebê? 

Aqui no estúdio fotográfico, nós somos realmente especializados em fotografia  de bebês e ensaio newborn. E isso é muito importante porque nós estudamos tanto a técnica fotográfica quanto o manuseio e os cuidados com os bebês para sermos os melhores profissionais desse segmento. 

Além disso, temos mais de 8 anos de prática na fotografia de recém-nascidos e neste período já fotografei cerca de 1000 bebês! Com a minha experiência posso garantir o resultado e sempre sempre dar a certeza de que colocamos o conforto do bebê acima de tudo!

Nós somos capacitados para preparar o ambiente para esse ensaio, assim as mães, pais e bebês são todos muito bem-vindos. Nosso principal lema aqui é de respeitar o tempo de cada bebê, com muito carinho e amor. 

Será que as poses para a foto não incomodam?
Como vou organizar a rotina de mamadas no meio do ensaio fotográfico? 

Embora algumas poses possam parecer “difíceis” para os bebês, na verdade elas são preparadas de forma que deixe o bebê totalmente confortável. As posições para as fotos newborn não incomodam os bebês pois com a experiência aprendemos a reconhecer os sinais e a ver como ele fica confortável em posições como as que ele estava no útero. Estes primeiros 3 meses após o nascimento são chamados de gestação fora do útero e especialmente no primeiro mês, até os 20 dias,  o bebê fica realmente bem confortável em poses como as que ele conhece, de dentro da barriga. Nosso objetivo é que o pequenino possa dormir sempre tranquilamente durante o ensaio. 

Como priorizamos sempre o bem-estar de toda a família, especialmente das crianças, fazemos pausas durante o ensaio para amamentar sempre que o bebê solicitar. A amamentação é fundamental para manter o bebezinho bem saciado, relaxado e dormindo tranquilo.

É importante que a mãe saiba disso até para trazer fraldas, mamadeira (caso não seja alimentado de livre demanda) e outros apetrechos que são necessários nesses primeiros dias.

Também vale falar que deixamos a tarde livre para que o ensaio aconteça com toda a tranquilidade e conforto que precisamos. Assim vamos fotografando realmente no tempo do bebês. 

Ah, ainda sobre amamentação, dê uma olhadinha em um post que fiz

Pode sair com o bebê tão novinho?
E eu, vou poder acompanhar as fotos poucos dias depois do parto?

Sei que essas dúvidas de se podemos sair com bebês tão novinhos e se a própria mãe pode sair mexem com as cabeças das mães.  A preparação das mamães para a maternidade chega cheia de inquietações…

Mas, para tranquilizar, vale reforçar que somos especializadas em fotografia newborn, sendo inclusive uma das pioneiras do segmento no Brasil. Nosso estúdio é climatizado e aquecido, preparado especialmente para receber bebês recém-nascidos. 

Veja um pouco sobre o planejamento do nosso estúdio nesse artigo; você verá como cada detalhe foi pensado de forma profissional e com muita atenção. Gosto muito de falar que a intenção é que o estúdio receba as famílias com muito aconchego para que além de fotos lindas, tenhamos uma experiência muito gostosa nesse momento tão único.

O estúdio de fotografia newborn é aquecido. Assim, para o bebê, o ambiente se assemelha com o útero da mamãe e isso o deixa super tranquilo. Também contamos com outros recursos como sons e a iluminação natural para que seja super confortável. 

Outro ponto é que no estúdio somos em poucas pessoas e toda a equipe já está preparada e treinada para lidar, manusear e cuidar dos bebês. Afinal, fazemos isso todos os dias, é nossa profissão e nossa paixão. 

O período do puerpério para as mães

Agora, sobre como as mamães serão recebidas no puerpério – que são esses dias logo após o nascimento do bebê – eu gostaria de deixar aqui uma frase que a Dra Naira escreveu. Muitas mães se sentem melancólicas, com blues puerperal, e sobre isso que ela fala um pouquinho: 

“Como boa puérpera que teve blues digo que sair de casa, ver o sol e se distrair no ensaio é um ótimo antídoto a essa melancolia tão comum do período.

Como mensagem principal fica a importância da escolha do profissional correto e capacitado para cuidar desta nova família e eternizar uma fase maravilhosa que não volta mais. Aquecimento, limpeza e segurança são norteadores do trabalho na escolha do estúdio”.

Espero que essas dicas tenham ajudado você a tirar as duas dúvidas sobre como o ensaio newborn funciona e como as mamães e as famílias são recebidas por aqui 🙂

Vamos amar receber você aqui, se ainda tiver alguma dúvida e quiser agendar um horário para conhecer e fotografar em nosso estúdio!! 

Laura Alzueta
atendimento@lauraalzueta.com
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

Logo SEOX - Sites para Fotógrafos