logo-header-7

Nosso estúdio de fotografia newborn

Veja como idealizei o projeto do meu estúdio com luz natural e com os cuidados para fotos com recém-nascidos

Oi! Tudo bem? Meu artigo de hoje é para falar do meu cantinho especial no mundo: meu estúdio de fotografia newborn! Aqui tem tudo que mais amo, é o lugar que mais passo as horas do meu dia e é onde eu acredito que tenho o poder de cumprir meu propósito.

Fotografar é minha profissão e também minha paixão. Por isso, quero dividir com você como surgiu meu espaço aqui em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, e como foi a concepção do meu estúdio de fotografia newborn. A ideia é ser um oásis no meio do caos da cidade. Quero proporcionar aos clientes a experiência de serem fotografados em um espaço agradável, onde a família possa sair da rotina e aproveitar esses momentos juntos, numa grande brincadeira. Quase como uma pausa na agitação da vida para registramos momentos especiais e lindos da vida.

Nosso estúdio-boutique foi projetado por um escritório profissional, o Arquitrio, para receber gestantes, bebês e famílias. Temos um atendimento diferenciado, ambiente climatizado e preparado com todo carinho para uma experiência seja inesquecível. A luz natural completa a suavidade e caracteriza nosso estilo fotográfico.

A concepção do estúdio de fotografia newborn Laura Alzueta

Quando comecei a projetar o estúdio, eu já havia ficado quase três anos em outro local. Antes disso ainda, meu primeiro estúdio foi em minha casa. Já havia feitos alguns cursos no exterior que me permitiram ver o que usavam lá fora. Isso me fez ver na prática o que funcionava e o que não funcionava em diversos estúdios de fotografia newborn e de família.

Para mim, enquanto estava pensando neste projeto junto com minhas arquitetas preferidas , algumas coisas eram fundamentais:
– luz natural
– organização
– independência de ambientes
– estética
– praticidade

O que um estúdio de fotografia newborn precisa ter

Eu queria primeiro um espaço com abundância de luz natural. Quem me acompanha sabe que meu estilo fotográfico é totalmente voltado ao natural, desde à luz até as cores que usamos em cena. E, assim, o projeto começou! Iniciamos o projeto pelas janelas. Abrimos paredes e vãos da construção para deixar a luz entrar plena e fortemente, pelo dia todo.

Depois, eu queria independência entre as áreas de estúdio, de recepção do cliente e a outra área de escritório. Acredito que dessa maneira tenho total liberdade quando estou fotografando, com as famílias e com as gestantes. Ficamos “isoladas” no estúdio enquanto o restante da equipe ainda pode continuar suas atividades sem interferências, garantindo total privacidade durante os ensaios.

Eu precisava, ainda, ter um espaço funcional e bonito. Para mim a estética é super importante em tudo, afinal sou fotógrafa e primo pela organização e beleza. Outro ponto importantíssimo era que o estúdio de fotografia newborn precisava ser prático. Minha proposta era de criar um ambiente no qual as pessoas se sentissem bem, acolhidas, à vontade, um lugar gostoso de ficar.

Sabe aquele lugar que você chega e não quer ir embora? É isso que queria e arrisco dizer que consegui criá-lo com muito carinho e sucesso.

O projeto: o estúdio de fotografia newborn e família

No projeto e construção, usamos materiais bem rústicos para deixar o espaço informal e contemporâneo. Muitas inspirações vieram do Pinterest, como a biblioteca infantil e a bancada de madeira onde temos os computadores da equipe de tratamento e design. E a equipe do Arquitrio nos ajudou a planejar e realizar tudo com muito cuidado em cada detalhe. Agradeço tanto por elas terem feito parte desta etapa tão importante!!

Eu ia salvando as coisas legais que via e depois mostrava às arquitetas. Inclusive, se você quiser dar uma olhada no meu Pinterest, clica aqui. Posto lá muitas fotos e também tem imagens do estúdio.

Procurei usar os materiais da casa que já existia neste terreno. Como era uma casa mais antiga usamos tijolo descascado e antigo. Dessa forma, o ambiente fica rústico e charmoso. Eu queria também encher o estúdio de quadros, pois eu amo fotos na parede. A ideia era criar uma galeria de imagens para as clientes pudessem visualizar como os quadros ficariam em suas casas.

Nosso piso é todo de cimento queimado. Isso tornou o espaço ainda mais lindo, prático e moderno. Gosto especialmente da minha sala de trabalho, onde sempre edito e trabalho no computador ouvindo minhas músicas preferidas. Amo meus janelões imensos e adoro meu pequeno jardim.

Na época, também chamamos um paisagista para fazer deste pequeno espaço algo muito charmoso e funcional. Assim, temos uma ambiente fora do estúdio, mas que não há necessidade de se deslocar para outro canto da cidade.

Ali, podemos fotografar grávidas que querem algumas fotos externas ou têm pets. Ah, veja aqui um texto que fiz com dicas para ensaio gestante com pets.

Um estúdio preparado para recém-nascidos

Este é um ponto muito importante: muitas dúvidas aparecem quando falamos da fotografia newborn e dos cuidados que devemos ter. Como sempre trabalhei com este segmento da fotografia, me especializei nestes cuidados também.

Então, meu estúdio de fotografia newborn precisava ser um espaço híbrido que recebesse gestantes, famílias e também o recém-nascido. Eu queria um espaço como se fosse um quartinho de bebê, um cantinho bem especial: afinal, o recém-nascido requer atenção diferenciada seja na temperatura do ambiente como na higiene, nos sons agradáveis, etc.

Por isso, separei as áreas de estúdio e de estar com um vidro. Dessa forma, temos liberdade para isolar a acústica e a temperatura. Na sala de estar, os irmãozinhos podem ficar brincando, desenhando e, inclusive, lendo com a nossa biblioteca infantil. As crianças adoram livros, e os pais também. É uma atividade que também faz parte dos nossos ensaios de família.

O camarim das mamães em ensaios de fotografia newborn

Para as gestantes, temos um “camarim”. É muito gostoso ter um espaço que abraça as mulheres. É uma bancada de make, com ótima luz. Assim, podemos fazer o cabelo e a make no estúdio, o que, além de prático, é bom para relaxar por aqui e já ir se preparando para a sessão, entrando no clima da fotografia.

Sabemos que cada pessoa e, principalmente, cada bebê é único. Por isso, acredito que o mais importante é ter, além da técnica, muita paciência e carinho para obter os resultados desejados. Também sou mãe de 3 filhos e sempre pensei que o espaço deveria ser muito agradável para receber o que temos de mais importante na vida que são os nossos filhos. Sem dúvida, o que mais me motiva a fazer este tipo de fotografia é a paixão por bebês e o contato único com seres tão lindos e especiais que tenho todos os dias!

Já são mais de 1000 bebês desde 2011! Marque uma conversa com a gente. Toda a equipe aqui do estúdio vai te atender muito bem e todos aqui adoramos os pequeninos!

Ah! E aproveite para conhecer nosso espaço virtualmente: goo.gl/P9CX9Y

Um beijo,

Laura Alzueta
atendimento@lauraalzueta.com
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

Logo SEOX - Sites para Fotógrafos