logo-header-7

Antes e depois no ensaio de gestante e bebês

Como criar um contexto de harmonia em fotos que integram a gravidez e a vinda do bebê

Muitas pessoas me procuram com a proposta de fotos antes e depois em ensaios de gestante e  bebê. Muitas vezes, as pessoas chegam com essa ideia por terem visto algo relacionado em meu site, instagram ou pinterest.

Eu adoro fazer estas fotografias que são imagens de alto valor para toda a família. Mesmo quando é a ideia da cliente é de fazer somente o ensaio gestante, eu proponho também as fotos antes e depois.

Frequentemente eu mostro os álbuns que já fizemos aqui no estúdio, todos adoram os resultados e querem voltar para fazer o ensaio depois da gestação, com o recém-nascido.

A intenção do ensaio de antes e depois de gestante e bebê é de fazer uma imagem que dê continuidade para a fase da maternidade. Estas imagens têm muito valor, já que são as fotos com grande força para o segmento de fotografia de gestante e newborn.

Para mim, esta é a foto que integra a fase de espera com a fase da chegada do bebê. Essa imagem tem um significado muito maior para a mãe, pois é relacionada também à fase de transformação da mulher e do seu corpo.  

Eu vou explicar como estas fotos são feitas aqui no meu estúdio. Também irei falar no artigo sobre como toda a família pode se preparar para estas fotos:

O agendamento da sessão de fotos antes e depois

O momento ideal para a gestante entrar em contato com o fotógrafo é quando ela está por volta de 20 a 23 semanas de gravidez. Com este tempo de preparação, a família possui tempo para analisar propostas, estilos e reservar uma data na agenda do fotógrafo.

A fase recomendada para realizar o ensaio de gestante é entre 27 e 33 semanas. Deixar para mais tarde do que isso, já no final da gestação, pode ser mais arriscado fazer o ensaio fotográfico.

Então, o quanto antes você agendar sua sessão fotográfica, melhor será. Especialmente se o dia pretendido for um sábado, que são as datas mais concorridas nas agendas dos fotógrafos de família.

Já sobre as datas para fotografia de recém-nascidos, aqui no estúdio fazemos uma pré-reserva para a DPP (data prevista do nascimento do bebê).

Nesse sentido, eu fiz um vídeo bacana sobre um pouquinho do ensaio de fotografia newborn que fazemos no estúdio. Veja aqui.

A essência do ensaio antes e depois

Estas fotos são mais do que um registro. Elas integram totalmente a fase da gestação e das boas-vindas do bebê, destacando momentos especiais da maternidade.

As fotos do ensaio de antes e depois com fotos de gestante e bebê me permite maior liberdade criativa, como fotógrafa. 

Nestas imagens, ficam muito claras a conexão e o rompimento de fases, tanto para o bebê que agora está do lado de fora, quanto para os pais, que agora já têm seu filho no colo.

Ah, para deixar claro, irei explicar no tópico seguinte porquê estas imagens precisam de um planejamento um pouco maior por parte do fotógrafo:

O planejamento da fotografia de gestante e bebê

Na fotografia newborn muita coisa precisa ser planejada. Estamos tratando de uma vida recém-nascida, vinda para este mundo há pouco e ainda adaptando-se a tudo novo. O planejamento e os cuidados também se aplicam ao ensaio antes e depois com gestante e bebê. 

Uma dica é que você traga referências para pensarmos juntas, eu como fotógrafa e você como mãe. Iremos produzir fotos lindas e que sejam capazes de te emocionar ao lembrar desta fase maravilhosa.

Irei usar toda minha estrutura, o estúdio e minha experiência, sempre levando em conta a minha linguagem fotográfica. Gosto de fotos com luz natural e tons de cores mais orgânicos e com aparência clean. Se você quiser ver mais do meu trabalho veja aqui, no meu site.

Agora vamos falar do planejamento em si. Vamos iniciar com as posições para as gestantes e os bebês. Primeiramente, nós posicionamos a gestante. É importante ter em mente que você precisa posicionar a gestante de uma forma que seja possível encaixar o bebê na fotografia de ‘depois’.

Eu deixo a criança toda enroladinha para entregá-la nos braços da mãe. Geralmente, nas fotos antes e depois em ensaio de gestante e bebê, a mãe irá ter seu filho no colo.

Gosto de frisar que nem sempre o bebê irá ficar 100% na pose que você havia planejado. Precisamos ser gentis e posicioná-lo de uma forma que ele se sinta confortável. Na produção das minhas fotos, o mais importante é criar um ambiente harmônico entre as duas fases da mãe.

Produção para fotos antes e depois com mamães e bebês

Junto ao planejamento das posições, também acredito ser muito importante as cores, fundos e texturas que desejamos para este ensaio. Estes itens são fundamentais para me ajudar a passar emoções nas imagens.

Os fundos são tecidos ou texturas que usamos como background nas fotografias. Eu gosto muito de usar branco ou preto para os ensaios. O preto dá à cena um ambiente incrível. É um fundo que dá muito destaque para a pele do bebê.

Outro ponto para a produção de fotos antes e depois é o cuidado com a iluminação. Como eu trabalho com luz natural, a maior dificuldade para a fotografia é a luz. Como todos os dias a iluminação do sol é diferente, precisamos prestar mais atenção neste detalhe.

Até mesmo dias com variação de luz em horários diferentes podem contribuir para a iluminação ficar mais uniforme e bonita. Para diminuir o risco da alteração da iluminação, eu procuro colocar a mãe na mesma posição em relação à janela.

Outro desafio é igualar o tom de pele da mãe e do bebê na edição da imagem. Para não ter tanta dificuldade, precisamos levar em conta a temperatura de cor da imagem. 

De qualquer forma, o mais importante é criar harmonia entre fundos, tecidos e cores. Minha intenção é de criar imagens que fiquem esteticamente bonitas. Quero registrar estas duas fases muito marcantes na vida da mulher.

Como inserir o pai nas fotos antes e depois

Gosto bastante de inserir o pai nas fotos antes e depois em ensaio de gestante e bebê. Ao integrar o pai nestas imagens asseguramos que toda a família estará registrada no álbum.

Faço fotos da mãe e do bebê e do pai com o bebê. Dessa forma, podemos criar um álbum bem bonito com estas imagens.

Alguns clientes escolhem ter um álbum que integre a gestação e a fotografia newborn. Nestes casos, será possível ver a transição das fases da gestação e da vinda do bebê de forma mais explícita. 

Nós mostramos como era a mãe antes do bebê, suas expressões, o rosto. Depois, mostramos que o bebê nasceu. Quando vier ao meu estúdio, peça para ver alguns exemplos. Você vai perceber que é possível perceber que este tipo de álbum me permite contar com imagens a história deste bebê, que começa no momento da gestação. 

Eu separei dois ensaios de gestante para você ver mais da minha linguagem fotográfica.
Este é da espera do Gustavo, um ensaio muito orgânico e bonito.
E este é da mamãe da Isabela, que posou para a gente com muita alegria e amor.

Tem um artigo que fiz sobre ensaio gestante nu. Nele, eu esclareço alguns pontos e oriento sobre a preparação para o ensaio gestante. Dê uma olhadinha aqui.

E sobre o ensaio de fotografia com recém-nascidos, tem um texto que postei recentemente sobre as principais dúvidas dos pais nas fotos newborn. Clique aqui para ver.

Espero que você tenha gostado das dicas para o ensaio antes e depois de gestante e bebês.

Conheça mais sobre nossos ensaios, fotografia e veja nossos álbuns. Fale comigo e marque sua sessão de fotografia gestante, newborn ou família. Por aqui, amamos demais o que fazemos e queremos viver essa linda fase com você.


Um abraço,

Laura Alzueta
atendimento@lauraalzueta.com
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

Logo SEOX - Sites para Fotógrafos