logo-header-7

Como é um Ensaio Nu de Gestante?

A beleza de mulheres em um ensaio nu. Fotos que refletem maravilhosa fase da gravidez

Hoje vamos falar de um tipo de ensaio fotográfico muito bonito: o ensaio nu de gestante. Um retrato muito lindo da espera pelo filho querido que logo chegará. Esse ensaio requer habilidade por parte do profissional para deixar a fotografada muito confortável.

Eu sou especialista em fotografar momentos especiais: gravidez, fases do bebê do nascimento ao primeiro aniversário, momentos em família. Vejo que a beleza da gestação pode ser retratada de muitas formas. E sempre gosto de fazer as fotos de maneira intimista. O mais importante é todos se sentirem bem e, para isso, o fotógrafo exerce grande papel: de saber lidar com as pessoas e as situações.

Nesse post eu vou falar um pouco do que um ensaio nu precisa ter para ser muito gostoso para todos e que, no final, tenhamos fotos lindas! Uma cliente minha, a Regiane, também falou da experiência de ter sido fotografada. Confiram tudo!

A pureza do ensaio de gestante nua

O ensaio nu de gestante é incrível porque mostra a delicadeza e a pureza da gestação. Acredito que esse é o segredo de um bom ensaio de fotos nuas: ver esta verdade e leveza. Este é o primeiro passo para que toda a família e, em especial a mulher, se sintam tranquilos em um ensaio fotográfico nu.

Todos precisam ter a noção de que estas fotos são, afinal, para retratar de forma natural um momento marcante: a gravidez de seu esperado bebê.

Talvez você também goste de ver: Ensaio gestante com pets

Por que muitas mulheres deixam de fazer o ensaio nu de gestante

Muitas mulheres vem até mim e querem fazer um ensaio nu de gestante, mas tem vergonha ou ainda não tem um sentimento confortável com o corpo. Nós temos algumas formas de desbloquear esses sentimentos e fazer com que a mulher se sinta bem durante o ensaio. É um processo, no qual ela entra realmente na experiência de ser fotografada.

Para mim, a fotografia não é apenas sobre fazer retratos, mas sim viver uma gostosa experiência para receber lindas fotos. Faço tudo que estiver ao meu alcance para isso.

Ainda sobre se sentir bem no ensaio gestante nu, eu vou contar um pouco do que a Regiane, minha cliente falou:

Eu sempre tinha vontade de fazer um ensaio gestante nu. Acho super lindo. Quando a mulher está grávida, ela fica meiga. Quando estamos na gestação, é diferente porque estamos esperando uma coisinha especial, crescendo dentro da gente. Na minha gravidez eu me achava linda. Realmente estava com a autoestima elevada e fiquei muito bem, inclusive para fazer fotos nua“.

A experiência da Regiane já vinha da gravidez e nós registramos isso. Tem a ver com o momento que se está vivendo e é necessária sensibilidade para captar estes momentos. Esta é uma questão que merece bastante atenção por parte do profissional.

Então vou dar dicas simples para você que quer fazer o ensaio nu de gestante, mas está se sentindo insegura:

  1. Sinta o seu momento na gravidez
  2. Reforce para você mesma que a gestação é um momento divino e você está gerando uma vida
  3. Reflita sobre como gostaria de ser retratada e como quer a lembrança dessa especial fase
  4. Escolha um profissional que você tem certeza que te deixará super à vontade

Pronto! Agora que você já está tranquila, podemos pensar na produção das fotos.

A produção da fotografia no Ensaio Nu de Gestante

Quando as gestante chegam com a vontade de fazer um ensaio nu, nós conversamos muito sobre a ideia. A gente faz a coordenação da da produção juntas, eu e a gestante. Esse processo é para que eu a conheça bem, para que as as fotos tenham a cara dela, dentro da minha linguagem fotográfica. 

Vamos destacar o seu jeito de ser, sua beleza e seu lifestyle dentro do meu estilo de fotografia. Tudo sempre com o tom mais natural e a luz natural, que é parte da minha fotografia. Uma coisa muito interessante é que, embora ela esteja posando, ela está sendo dirigida de uma forma natural e intimista. Então, nada é forçado, mas pensado para ser gracioso e tranquilo.

Já falando em termos técnicos fotográficos não muda muito de qualquer outro ensaio. O mais importante aqui são os ângulos. O ângulo errado e a pessoa já não fica tão legal na foto. O fotógrafo precisa ter esse cuidado e também ter a atenção em criar sombras bonitas.

Uma coisa que muitas pessoas mais me pedem é para fazer silhueta, que são aquelas fotos que aparece o corpo em sombras. Essas fotos são legais porque mostram bem o corpo, mas sem expor. As fotos de silhueta dão confiança às gestantes. Estas fotografias podem ser feitas nuas ou com lingerie ou até mesmo com tecidos, batas ou casacos compridos e transparentes.

Preparação: estúdio, além de make e hair da gestante

O primeiro passo de uma fotografia nu de gestante começa em reconhecer-se no espaço. Temos um local onde a gestante pode se trocar tranquilamente e ver-se em espelhos. Esse momento é crucial: é quando o fotógrafo vai guiando a gestante e dando segurança de como será o ensaio .

A grande maioria das pessoas chega insegura para ser fotografada. Quando o combinado é de se fazer um ensaio nu de gestante, o bloqueio é maior ainda. Mas esse é meu trabalho: de passar segurança e provar e fazer a gestante sentir-se linda, poderosa.

Eu converso muito antes de ela chegar no estúdioem Pinheiros-SP, e também quando ela chega. Aliás, minha equipe toda é  ótima em lidar com as pessoas e também oferecemos aqui no estúdio um serviço de make e hair. São profissionais maravilhosas que vem aqui ao estúdio para deixar as gestantes super naturais e incrivelmente bonitas.

A make e o hair aqui não são obrigatórios, mas eu recomendo fortemente porque fica super lindo e combina com a linguagem fotográfica mais natural que uso. As profissionais que vêm aqui para maquiagem e cabelo são minhas parceiras há anos e já sabem o que precisam destacar para que a foto fique ainda mais agradável.

*O serviço de make e cabelo no estúdio é agendado à parte. Entre em contato para saber detalhes.

Com essa make super natural, olho super natural e destacado, cabelo arrumado com uma escova ou um babyliss, sentindo o espaço todo do estúdio sendo preparado só para ela… Portanto, é todo um processo que já deixa a pessoa bem. Ela se percebe de outra forma.

Conheça nosso espaço: goo.gl/P9CX9Y

Que comece o ensaio: book da gestante 

Eu sou muito profissional em saber lidar com as pessoas. Quando começamos o ensaio, iniciamos em pé, deixando a gestante super confortável. Depois, vamos nos soltando: fazemos algumas poses sentadas e até deitada se o ensaio permitir.

No ensaio nu de gestante, nós começamos com lingerie e vamos migrando para tecidos leves que ajudam a esconder o corpo. Assim, a pessoa se protege, brinca com a sensação do tecido no corpo e vai aos poucos dando mais espaço para as fotos acontecerem.

Os tecidos são sedas, rendas e outros que dão certa transparência e remetem à vestidos de noiva. Esses tecidos dão feminilidade ao ensaio nu de gestante, leveza e pureza – qualidades atribuídas à gestação e, depois, a maternidade.

Vou extraindo aos poucos dos meus clientes e eles vão se entregando de uma forma muito especial, curtindo de verdade estar ali e vivendo a experiência.

Na minha fotografia eu gosto de destacar o registro das curvas, das formas. Busco encontrar os volumes e curvas mais bonitas das gestantes. Como resultado para expressar isso até criei uma hashtag, a #curvasdeamor que mostra um pouco da beleza das gestantes que fotografo.  

Eu convido você que deseja fazer um ensaio gestante a considerar também uma parte dele com fotos como estas das fotos abaixo. Lembra da Regiane, minha cliente que contou um pouco de como se sentiu mais para cima aqui neste post?

Ela me disse há uma semana, quando veio aqui fazer o ensaio newborn da Lídia, a filhinha dela, que “se engravidasse de novo, faria de novo o ensaio nu de gestante”.

Eu ficarei muito feliz em receber você e sua família aqui no estúdio.
Agende sua sessão de fotos e viva esta experiência com a gente!


Laura Alzueta
atendimento@lauraalzueta.com
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

Logo SEOX - Sites para Fotógrafos