logo-header-7

As principais dúvidas dos pais nas fotos newborn

Como é um ensaio newborn? Dicas para papais e mamães e bebês 100% tranquilos para a experiência da fotografia

Já fotografei mais de 1000 bebês. É um prazer e um privilégio fazer parte da vida de tantas famílias. Hoje vou falar sobre as principais dúvidas dos pais nos ensaios de fotos newborn.

Sou apaixonada pelo o que faço e acredito que isso faz toda a diferença. É fundamental ter técnica, habilidade  e o conhecimento além da fotografia. Soma-se a isso a minha experiência de 8 anos trabalhando com bebês, minha paixão! É uma profissão que encanta. Esse amor que transborda, me fez ir atrás de mais aprendizado e entender a fundo a fisiologia dos recém-nascidos. Sempre digo que ser mãe de 3 filhos não me credencia a trabalhar com bebês e sim a minha experiência e inúmeros cursos que já realizei aqui no Brasil e também fora. 

É assim que posso orientar melhor meus clientes e também ajudá-los quando é necessário. A maternidade/paternidade já vem com a bagagem imensa de muitas dúvidas e insegurança. Sei que é indispensável contar com pessoas que saibam o que estão fazendo e que tenham e transmitam segurança e confiança, quando o assunto são nossos bebês. 

Afinal, eles são as coisas mais importantes de nossa vida. Queremos fazer fotos incríveis desse momento cheio de graça, pureza e amor. 

Vou falar das principais questões e dúvidas dos pais que chegam até mim: quanto tempo o bebê precisa ter, como é o estúdio, como os pais irão agir na sessão… Vamos desmistificar o ensaio de fotografia newborn! 🙂

O tempo ideal para as fotos newborn

Sempre oriento a fazer o ensaio newborn nas três primeira semanas de vida do bebê. Prefiro não fazer na primeira semana, porque nesses primeiros dias as crianças ainda não se adaptaram ao mundo externo e, muitas vezes, ainda não conseguem se saciar completamente com a amamentação.

Mas, é claro, nada é uma regra tão rígida. Muitas vezes temos situações de viagem ou de agenda em que os pais realmente precisem daquela data. Como foi o caso de uma família de Rondônia que fotografei. O bebê nasceu em São Paulo e aos 10 dias de vida voltaram para casa, então fizémos as fotos com 8 dias de vida.  Tudo depende também de como o bebê nasceu, do tempo de gestação, do peso ao nascer. São muitos fatores envolvidos e falaremos mais adiante sobre isso.

Eu sempre oriento que o ideal é quando os pais percebem que o bebê já está mamando super bem. Isso geralmente acontece entre 10 a 18 dias. Nesse período, é ótimo fotografá-los porque eles ainda são muito flexíveis. Os bebês ainda reagem como um recém-nascido e imitam as poses que faziam na barriga da mãe.

Eu selecionei três ensaios para você se encantar com esses ensaios newborn, que ficaram lindos:
Veja o ensaio da Fiorella, com 28 dias.
Veja o ensaio da Antonella, de 14 dias.
Tem também o ensaio do Rafael, com 10 dias.

O segredo da fotografia newborn: a amamentação

Sabe aquelas fotos lindas que você vê de recém-nascidos? O segredo delas é deixar o bebê relaxado. Para isso, ele precisa estar bem alimentado e tranquilo. Quando o bebê já mama bem é quando estamos aptas a obter as melhores fotos.

Às vezes, quando o recém-nascido tem somente 8 dias ele ainda não suga o suficiente para se saciar. Lá pelos 20 dias, ele já consegue mamar melhor e fica mais saciado.

Por que isso é importante? Porque assim o bebê dorme melhor e podemos realizar um fluxo bem suave e tranquilo de poses durante o ensaio. Mas não se preocupe excessivamente com isso. Aqui no estúdio sabemos lidar com todos os tipos de situações e não existe certo ou errado na maternidade.

Mas, um ponto muito importante sempre é a amamentação. Temos aqui no estúdio, inclusive, um evento muito gostoso sobre isso, que reúne mulheres e profissionais como eu e uma parceira médica obstetra, a Dra. Naira. Nós falamos sobre dicas para o puerpério e para a amamentação. É super legal!

As poses para um recém-nascido

Até os 28 dias o bebê é um recém-nascido. Durante essas 4 semanas de vida, ele é bem maleável. Essa maleabilidade nos ajuda a reproduzir as poses que o bebê fazia dentro do útero.

Depois desse período ele vai perdendo as características típicas de um recém-nascido. O bebê já está mais esperto, ligado no ambiente. Isso não significa que não possamos fazer um ensaio de fotos, mas já não será uma sessão newborn clássico.

Eu gosto de fazer aquelas poses que eles ficam feito uma bolinha. Enquanto estamos fotografando, o bebê vai naturalmente se ajeitando na posição que ele próprio se sente mais confortável. É só necessário ter paciência e habilidade de posicioná-lo.

Outro ponto importante e que gera dúvida nos pais é o peso que o bebê nasceu. Um recém-nascido que chegou com 2,5kg, talvez ainda nem tenha chegado a 3kg na primeira semana de vida.

Então, resumindo, para mim o sucesso da fotografia newborn está relacionado a:

  • o tempo gestacional
  • o peso do bebê
  • o tempo de vida do bebê
  • as mamadas

Como é o ambiente de estúdio para recém-nascidos

Uma das dúvidas dos pais é como é o ambiente que eles vão encontrar. Ou seja, como é o estúdio onde vão acontecer as fotos newborn. Todo o nosso estúdio foi projetado e preparado para receber recém-nascidos.

Nosso estúdio-boutique está localizado em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. Ele foi planejado para nos “blindar” contra a loucura do mundo externo. A proposta é de realmente ser um oásis no meio de São Paulo, onde as famílias podem ficar tranquilas e curtirem a experiência da fotografia.

Aqui a temperatura é controlada para o ideal dos recém-nascidos. Ou seja, fica quentinho como na barriga, entre 27 e 28 graus, para que eles sintam-se à vontade mesmo sem roupinhas. Também temos todos os acessórios necessários para a sessão, desde cestas, baldinhos, mantas, roupinhas, laços e gorros e outras coisas mais que dão graça ao ensaio de fotos newborn.


Conheça nosso espaço virtualmente: goo.gl/P9CX9Y

O que levar para o ensaio de fotos newborn?

Muita gente também me pergunta sobre o que levar para uma sessão de fotos newborn. A resposta é curta para essa dúvida dos pais: nada a mais do que se você fosse ao pediatra. Para o bebê, traga várias mantinhas, fraldas, complemento – caso tome fórmula -, chupeta – caso use.

Para os pais e irmãos, sempre oriento a virem com roupas neutras, como bege, offwhite, cinza, branco, preto. O importante é que não tenham estampas, nem logotipos.

Respeitando o tempo do bebê para boas fotos newborn

A sessão precisa respeitar o ritmo do bebê: quando ele dorme, quando quer mamar, quando precisa ser trocado. Como funciona esse ritmo?

Ele chega e logo fica de fralda, embrulhado em uma manta. É possível dar de mamar assim que chegar no estúdio, assim ele sente-se relaxado no novo ambiente. Para ser um fotógrafo newborn, é fundamental ter paciência. Nós temos que aprender a respeitar o tempo do bebê, o que ele gosta, a posição que se sente confortável, enfim, tudo que o envolve.

Precisamos mergulhar na sua rotina. Então, resolvendo a dúvida dos pais: o ensaio geralmente leva em torno de 3h. Recomendo que se alguém tem pressa ou tem algum horário mais rígido de trabalho ou outro compromisso, que façam as fotos do início do ensaio e depois estarão liberados. Isso pode acontecer com os pais ou com irmãozinhos mais velhos.

Aí eu fico com o bebê, respeito o tempo dele até estar bem tranquilo. Mesmo se ele estiver acordadinho, podemos fazer fotos lindas se ele estiver calminho!! A ansiedade dos pais é normal, mas também deixa o bebê um pouco mais agitado. Por isso, sempre procuro deixar as famílias bem seguras: vai dar certo e vai ser lindo!

Aqui tem algumas fotos extras do meu estúdio e você encontra muitos ensaios que fizemos aqui no site. Todos as experiências que tivemos aqui foram incríveis e meus clientes são muito amados!

Vou adorar conhecer você e sua família. Fale comigo se quiser fazer as fotos da sua gestação, do seu bebê e retratos da família.

Um super beijo e até já!

Laura Alzueta
atendimento@lauraalzueta.com
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

Logo SEOX - Sites para Fotógrafos