logo-header-7

Fotos de acompanhamento de bebês: as fases mais importantes

A evolução e os marcos mais importantes do primeiro ano: fotos de acompanhamento de bebês

Oi! Tudo bem? Hoje estou escrevendo sobre um dos meus temas favoritos: Fotos de acompanhamento de bebês!! Eu amo fotografar as fases marcantes do primeiro ano dos bebês. É mágico (e muito rápido) como eles crescem e evoluem!

Quando a mulher engravida, ela geralmente não tem total noção de como esse crescimento dos bebês é de fato muito rápido, especialmente no primeiro ano. 

Por isso, assim que as mamães me procuram durante a gestação para fotografia da gravidez e, depois, para as fotos newborn, eu sempre comento de quanto as fases do primeiro ano são marcantes. 

Você verá nesse post:

  • Dicas para mamães que querem fotografar recém-nascidos
  • Por que registrar estes momentos
  • Quais os marcos do primeiro ano de vida do bebê
  • A Experiência de mães que já fizeram o acompanhamento fotográfico com seus filhos

Por que registrar estes momentos

Vou ser bem realista e direta. É necessário registrar as fases mais marcantes do primeiro ano do seu filho porque passa muito, muito rápido! Quando você perceber! Esses momentos, de repente, já se foram e você os perdeu…

Eu reforço para minhas clientes a importância de fazer as fotos de acompanhamento de bebês justamente por isso. Afinal, eu vejo todos os dias novas mamães com seus filhos, o amor que está envolvido e queremos ter um belo registro disso.

A Marina, mãe do Otávio, me encontrou buscando por profissionais de fotografia newborn. Ela me encontrou no meu Instagram e me contou um pouco da experiência de como foi fazer o acompanhamento aqui no estúdio.

A experiência da Marina, mãe do Otávio

O Otávio já estava com 25 dias e tudo que eu lia na internet dizia que as fotos só poderiam ser até os 15 primeiros dias dos bebês recém-nascidos. Aí mandei uma mensagem no Instagram da Laura e ela me disse que não haveria problema em fazer o ensaio de fotos com o Otávio já maiorzinho. 

Já no ensaio newborn, adorei ela e toda a equipe e elas me mostraram que tinha possibilidade de fazer o acompanhamento, para ter o registro dos marcos do primeiro ano. 

Dos sorrisos, de começar a sentar e depois do “Smash the cake”, que eu já achava muito fofo. Afinal, quantas vezes vamos ter a possibilidade de dar um bolo inteiro pra criança brincar, né?! Foi demais ver a reação dele, de sentir as texturas, de viver isso.

Recebi o álbum do acompanhamento agora e adorei o resultado! Lembrar desses momentos, que foi realmente uma pausa na rotina, uma pausa dos cuidados que um bebê recém-nascido precisa…

É ótimo para mãe e pra família também, pra valorizar esses momentos, com fotos profissionais. Super indico para todo mundo que quer essa lembrança memorável da infância e da família”. 

O Otávio já é nosso parceirinho aqui no estúdio, adoramos ter os bebês por perto, vê-los esses crescendo e registrar esses momentos!!

Mas, afinal, quais os marcos do primeiro ano de vida do bebê?

Agora vamos falar das fases de um ensaio de acompanhamento de bebê, que marca as principais fases do primeiro ano de vida. Adoro rever meus pequenos modelinhos durante essas fases!! 

Acompanho o crescimento das famílias desde a gravidez e isso é gratificante demais. É algo realmente emocionante para mim! 

O acompanhamento de bebê é sem dúvida uma herança maravilhosa que podemos deixar aos nossos filhos e que conta o início de suas vidas em fotografias.

O mais importante é que estamos sempre abertas, à disponibilidade da famílias, de tempo e da evolução de cada criança. Mas recomendo um seguimento assim depois da gravidez, se você quiser ter todas as fases: 

Fotos de bebê Recém-Nascido

É válido dizer que essas fotos são geralmente feitas nas 3 primeiras semanas de vida. Mas, nada impede as mamães de fazerem os ensaios até os 28 ou 30 dias no máximo, poius depende muito de cada bebê, do seu peso ao nascer, da idade gestacional, entre ouras coisas.

Nós orientamos essa data porque é perfeita as aquelas poses de ensaios de fotografia newborn, que ficam lindas. Mas, com a minha experiência profissional e depois de ter fotografado cerca de 1000 bebês, posso afirmar que garanto o resultado de entregar um ensaio lindo se realizado até os 28 dias. Para você ver, aqui tem um ensaio de uma recém-nascida de 16 dias e aqui tem de uma sessão de fotografia newborn com 28 dias.

Assim que fazemos o ensaio newborn, a maioria das famílias optam por fazer o acompanhamento, que sempre acontece a cada 3 meses, mostrando a evolução do bebê e os marcos em seu desenvolvimento.


>> Tem um conteúdo especial sobre dicas sobre Fotografia Newborn, como funciona e todos os detalhes que os papais e mamães podem querer saber: ver artigo do blog

Ensaio de fotos aos 3 meses: começa o sorriso dos bebês

Entre  3 a 6 meses o primeiro ensaio, onde focamos nas risadas, na interação e no relacionamento entre mãe e bebê e pai e bebê, além claro do registro da família toda! 

Veja aqui as fotos de alguns ensaios nessa fase.

Sessão fotográfica aos 6 meses: o bebê já senta

Mais tarde, entre 6 e 9 meses, voltamos a fazer o ensaio de fotos de acompanhamento do bebê. Agora ele já senta e está começando a engatinhar. E suas brincadeiras, gracinhas, risadas e alegria são contagiantes!!

Compartilhei aqui alguns ensaios nessa fase.

Sessão de fotos no aniversário de 1 ano:

E perto do primeiro aniversário, perto dos 11 meses a completar 1 ano, realizamos outra sessão. Desta vez destacando os primeiros passinhos ou incluindo um divertido “smash the cake” (com ou sem bolo) para marcar seu aniversário!

Adoramos essas sessões fotográficas, elas são super divertidas! É sem dúvida um registro emocionante e que irá durar a vida toda! Ter um álbum assim é o melhor presente que podemos dar aos nossos filhos. É a construção de sua memória. As crianças adoram ver sua infância e suas etapas marcantes na vida!

Veja aqui um desses ensaios.

Cada bebê tem um desenvolvimento diferente e podemos alterar isso de acordo com as necessidades da família. 

Como foi o caso da Mia, que fez com 7 meses, 10 e com 1 ano e meio. Você pode conferir aqui

E depois? Posso continuar o acompanhamento de fotos do bebê? 

Essa é outra dúvida muito comum: vale à pena continuar com o acompanhamento de fotos do bebê depois de um 1 ano? 

Quando a gente se habitua a ter fotos profissionais dos momentos mais importantes, é natural ficar ansioso pelo próxima sessão. 

É muito gostoso continuar o registro de retratos durante a infância. Algo que fazemos bastante é, por exemplo, fotos de sessão de Natal, aniversário, festas infantis, ou acompanhamento de fotos anuais das famílias. 

Conheça nosso estúdio e marque sua sessão. Estamos cheias de carinho para fotografar seu bebê e sua família. 🙂

Curta os ensaios da Maria Clara e do Otávio nas fotos abaixo!!


Beijos!

Laura Alzueta
atendimento@lauraalzueta.com
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

Logo SEOX - Sites para Fotógrafos