Fotógrafa de Newborn, Gestante, Bebê e Família
LAURA ALZUETA
Uma das pioneiras na fotografia newborn no Brasil, Laura fotografa gestantes, bebês e famílias desde 2011, porém sua paixão pela fotografia vem desde a adolescência. Graduada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, atuou por 15 anos em grandes agências de Publicidade até que descobriu a fotografia newborn e deu a virada em sua vida.
Atenta aos detalhes, suas imagens possuem uma expressão simples e orgânica e se destacam por utilizar a luz natural. Já são mais de 900 bebês que passaram por suas lentes e centenas de de palestras e cursos ministrados por todo o País e exterior. Laura foi Palestrante exclusiva da Nikon para o tema Newborn e já palestrou nos principais eventos de fotografia como Wedding Brasil, Congresso Lume, Fotografar, NewbornPhoto Conference, Estúdio Brasil, O2 Desafio Newborn, entre outros.
Além de ministrar cursos de fotografia newborn e de gestante em seu estúdio em São Paulo e em várias cidades do Brasil e da América Latina, Laura é autora de cursos online na plataforma Photos TV.:
- “A arte e a técnica de fotografar Recém-nascidos” (2014)
- “Fotografia de Bebês: o passo a passo do primeiro ano“, (2015)
- “Do bom ao perfeito: erros e acertos na fotografia newborn” (2017)
Laura é atual Presidente e uma das fundadoras da ABFRN (Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos), organização sem fins lucrativos e de caráter educacional . Em busca de constante aprendizado e atualizações, realizou nos últimos anos diversos Workshops de Fotografia com profissionais como:
- Steve Mc Curry, USA, 2010
- Danielle Hamilton, Australia, 2011
- Chelsea Stirlen, My Newborn is Art, USA, 2012
- Sue Bryce, Australia, 2013
- Stephanie Robin, Canada, 2013
- Jesh de Rox, USA, 2014
- Jean Noir, Germany, 2015
- Kelly Brown, Australia, 2015
- Brittany Woodal | Baby as Art, USA, 2015
- Anna Brandt, USA, 2015
- Amy Mc Daniel (Dew Drops Photography), USA, 2015
- Erin Elizabeth, Australia, 2016
- Russ Jackson, UK, 2016
- Son Kissed Photography | Kristen Mackey, 2017
- Rafael Benevides, Brasil, 2018
- Michael Stief, Germany, 2018

A MAGIA DA VIDA
(Crítica realizada por Oscar D’Ambrosio)
As fotografias de Laura Alzueta sobre grávidas, bebês e principalmente recém-nascidos podem ser interpretadas como um ato de amor à existência humana. Não se trata de encontrar nas imagens que ela produz uma representação realista. Existe ali a expressão de uma poética de extremo carinho e generosidade.
Uma das maneiras de mostrar esse ato de amor por intermédio das captações visuais feitas está no trabalho esmerado com a cor. Nuanças cromáticas são utilizadas para gerar um sentimento que está além do documental para uma família determinada. O que está em jogo é a realização de um ato de amor com a vida.
Um dos pontos altos dessa caminhada está na delicadeza e na sensibilidade do uso da imagem. Por vezes, o detalhe de um pé ou de uma pequena mão vale muito mais que um retrato inteiro. A questão essencial está em transformar cada fotografia numa espécie de arquétipo visual.
Cada bebe recém-nascido surge como uma continuidade divina da raça humana e, nesse sentido, perde a sua individualidade para integrar uma universalidade que nos torna humanos pela capacidade de poder nos emocionar perante o belo e de ter a competência de reproduzi-lo e comunicá-lo às gerações futuras.
Oscar D’Ambrosio integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil). É doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie e mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp.