logo-header-7

Ensaio lifestyle de família: fotografando na casa dos clientes

Veja também como um giftcard de fotografia pode resultar em uma experiência incrível para as famílias

Oi pessoal! Hoje eu vou contar sobre um ensaio lifestyle de família lindo que fiz. Vou explicar como eu faço esse tipo de ensaio e como a família pode aproveitar o máximo dessas fotos, com um clima agradável e muita união.

Esta família ganhou o ensaio de fotografia como presente de 25 anos de casados. Vimos uma oportunidade de fotografar todos juntos em casa, de forma muito a vontade.

Vou contar para vocês os detalhes – desde o gift card até o álbum – e vamos ver dicas de fotografia de família lifestyle e como deixar todos super entrosados e à vontade.

O presente: gift card de fotografia

Quando agendamos o ensaio lifestyle dessa família eu fiquei muito animada com o resultado que já acreditava que teríamos na fotografia. Como mencionei antes, eles ganharam o ensaio dos irmãos, como um gift card pelo aniversário de casamento.

Aqui no estúdio, nós temos o gift card, uma opção aos clientes para dar um presente com significado. Sem dúvida, é uma lembrança que dura pra vida toda. Seja pelas fotos ou pelo álbum, a família tem a oportunidade de ter o registro dos momentos importantes como desse ensaio que foi o aniversário de casamento, bem como de festas infantis, newborn, aniversários.

Geralmente são presentes que avós, tias, madrinhas e padrinhos dão para a família. É a lembrança perfeita de uma experiência inesquecível que será guardada para sempre no coração da família.

Se quiser saber mais, fale com a gente para saber mais sobre as opções disponíveis para gift cards 🙂

Como é a fotografia lifestyle de família

Para marcar as bodas desse casal, nós fomos à casa da família. Eles preferiram um ensaio intimista e eu gostei muito da idéia. Afinal, quando temos uma oportunidade legal de fotografar na casa dos clientes precisamos aproveitar!

A dinâmica familiar e da casa deles é muito legal e ajuda a compor ótimas fotografias. Eles têm um cachorro que virou um verdadeiro astro das fotos… Geralmente a fotografia lifestyle de família é uma forma de reforçar justamente isso: fotografar o estilo, a vida desta família como ela é.

Mas, é claro que surge a dificuldade que é fotografar uma família em poses que sejam mais naturais. Como o meu estilo de fotografia é em uma linha de fotos espontâneas e naturais, eu divido o ensaio em duas partes.

Primeiro, eu faço tudo o que a família me solicita no ensaio. Normalmente os clientes têm algo na cabeça, sugestões de como e onde eles gostariam de ser fotografados.

É nesse momento que faço o retrato mais tradicional, que eu chamo de porta-retrato. Embora esta foto seja mais clichê, é fundamental termos as imagens que a família quer e que vão ser a base do ensaio lifestyle de família.

Depois, vamos para a segunda parte do ensaio fotográfico. A família já está mais solta, mais à vontade e coloco minhas técnicas em ação para que eles se soltem mais ainda. Consigo abraços e sorrisos bem espontâneos!

Dinâmicas e atividades para descontrair a família

Esses abraços e sorrisos são levemente alcançados por meio de algumas técnicas que eu aplico durante o ensaio. Não vou entrar nos detalhes aqui, mas são dinâmicas lúdicas e atividades que criam situações para as pessoas se soltarem mais. Eu falo mais sobre esses e outros conceitos no meu workshop de fotografia

Bom… Esses jogos envolvem desde o pai até o filho mais novo. Por isso, além de trazer o aspecto da espontaneidade para a fotografia, também motiva a união e o carinho entre a família. Assim, a gente cria uma experiência gostosa para quem está sendo fotografado.

Durante o processo, eles trouxeram sugestões e cada um fazia de um jeito – ficando ainda mais dinâmico. Eles se divertiram e se emocionaram muito! Foi incrível!

Gosto de falar dessas atividades porque às vezes é difícil integrar as crianças ou adolescentes de forma natural no ensaio lifestyle de família. Essas técnicas ajudam nesse sentido.

Harmonia para a fotografia: cores, roupas e locais

Minhas fotos são compostas pelas cores, texturas e nuances. Por isso, eu sempre oriento meus clientes o máximo que posso, mas também deixando a abertura para eles se sentirem bem.

No caso da família deste ensaio lifestyle, quando eu cheguei lá na casa e eles estavam com a roupa maravilhosa, super alinhada.

Claro que eu tinha mandado instruções do que eu queria em termos de cores. Mas foi incrível vê-los assim e saber que mesmo dentro do briefing da fotografia, ainda era totalmente o estilo e o jeitinho deles de se vestirem e se portarem. Eu valorizo isso porque pra mim as fotos tem que ser atemporais, marcando os momentos de forma muito clean.

Minha sugestão pra eles havia sido escolherem tons na mesma paleta de cores, mas priorizando roupas confortáveis. Se a pessoa anda de jeans e camisa o dia inteiro, vamos fazer uma roupa assim, não é verdade?

Acho que tudo vale, desde que esteja bonito para a fotografia e dentro do estilo verdadeiro das pessoas. Eu dou as coordenadas da produção, mas a escolha de como fazer é dos clientes.

No caso dessa família, no dia a dia deles estão sempre perfeitos, como nessas fotos. Eles têm um lifestyle que comunica com o resultado que tivemos nas imagens, que tem tudo a ver …

O desejo por um álbum personalizado

Aqui no nosso estúdio-boutique, nós adoramos ver histórias impressas! É realizador demais ver as fotografias em um bom papel, de alta qualidade… Esse processo profissional realça ainda mais as imagens.

Nossos álbuns são concebidos de uma forma exclusiva para valorizar as fotos. A gente conta com uma diagramação contemporânea em capa dura e papel fotográfico.

Se você perceber na fotos abaixo, vai visualizar esse cuidado exclusivo por cada item, cada álbum.

Espero que tenham curtido as fotos, a história dessa família e as dicas! 🙂

Para finalizar, vale dizer que existe uma taxa extra de custo quando o ensaio é fora do estúdio. Para consultar as condições e nossa agenda, fale com a gente. Ficaremos felizes em registrar a sua família!!

Nós adoramos fotografar famílias, crianças e bebês (são mais de 1000 bebês por aqui!).
Venha nos conhecer.

Um beijo,

Laura Alzueta
atendimento@lauraalzueta.com
Fotografia de bebês, família e gestantes
São Paulo – SP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

Logo SEOX - Sites para Fotógrafos