logo-header-7

5 dicas infalíveis para fotografar a gravidez

A gravidez é o começo da história de um ser tão pequeno porém que vai mudar, para sempre e de uma forma gigante, a nossa vida.

Daí a importância de fazer um ensaio fotográfico repleto de cliques diferentes, divertidos, inspiradores e inesquecíveis. É através dessas imagens que se inicia a construção da memória afetiva do bebê. Quem já tem filhos sabe o quanto eles adoram ver as fotos de quando estavam ainda na barriga da mamãe e, depois, como eram quando nasceram.

Para mim, o ensaio é, acima de tudo, um momento único da mulher, de marcar a transformação de seu corpo e também do casal e da sua história de vida. Quando fotografo uma grávida, o que menos tem importância para mim é o tamanho da barriga. O que eu quero, mesmo, é ter um belo registro desse momento que ela está vivendo.

Aqui vou elencar 5 dicas infalíveis que também publiquei no blog da Revista Casa e Ambiente Bebê para você registrar esta fase linda de sua vida: 

1- O período ideal para fazer as fotos

Sempre recomendo fazer o ensaio entre as semanas 27 e 33. É uma fase na qual a gravidinha se sente bem disposta, sem enjôos ou outros incômodos que podem surgir nas primeiras semanas. Além disso, ainda não está muito cansada devido ao peso e aos inchaços que acompanham os últimos meses. Nesse período, a barriga também já aparece bem e a mamãe tem facilidade para sentar e se levantar.

2- Quais roupas usar

A produção tem a ver com o estilo de fotógrafo que irá escolher. Eu, por exemplo, adoto um estilo mais casual, clean e adapto as roupas da gestante ao meu olhar e estilo fotográfico. No estúdio, temos algumas peças coringas para coordenar com o estilo de cada um. No meu conceito, a gestante tem que se sentir bem com ela mesma, estar segura e confiante com o que está vestindo e, por isso, opto pelo básico: peças atemporais como jeans, camisas brancas e blusas leves e com transparências que insinuem a barriguinha. Nunca uso sapatos para que todos fiquem bem à vontade, especialmente se há crianças pequenas nas sessões. E também por questões da higiene do estúdio. O importante é coordenar o look da mamãe ao do papai e do restante da família. Menos é sempre mais! Ah, e quando a cliente quer eu adoro também fazer algumas fotos nuas, mostrando com muita sutileza as curvas e o corpo em transformação.

3- Objetos que enriquecem o álbum

O primeiro sapatinho que o bebê vai usar, a primeira roupinha, o bichinho especial que ganhou destaque na decoração do quarto ou algo que tenha valor afetivo para vocês devem ser usados. O importante é pensar que cada foto terá algo que vocês desejam lembrar para sempre.

4 – Beleza natural ou produzida?

Sempre digo que o make deve ser leve. Basta usar um corretivo para tirar manchas e imperfeições da pele. Nada de maquiagem pesada, olhos escuros e batons de cores fortes. Dê preferência aos tons de terra, unhas claras e cabelo natural. Na verdade, tudo depende do seu estilo. Se você não costuma usar maquiagem, seja você mesma. O importante é ter atitude! No estúdio temos parceiras maquiadoras profissionais maravilhosas que trabalham apenas com as melhores marcas como MAC.

5 – Mostrar ou não o corpo?

Isso tem muito a ver com seus sonhos e desejos. A transformação que ocorre no corpo durante a gravidez é algo fantástico: estamos gerando vida e, assim, as mudanças hormonais profundas tomam conta de nossos corpos e nos fazem mais lindas, plenas e poderosas. Porém, esses mesmos hormônios podem nos deixar inseguras, nos levando a ver nossos corpos modificados de uma forma não tão positiva. Os seios aumentam, o quadril alarga, as pernas e os pés incham… Com a minha experiência ao fotografar gestantes, aprendi a enxergar a beleza de cada uma, a beleza da imperfeição, a de ser uma  mulher normal. Nem sempre as clientes chegam e sabem dizer exatamente o que querem ou qual resultado desejam alcançar. Mas sempre sabem o que não querem. Então, esse já é um bom começo. O brilho nos olhos da mulher grávida, as expressões de felicidade e serenidade, a sensação que sentimos com os chutes do bebê e tantas outras sensações vão ser a diferença em cada clique das imagens que vão ser guardadas para sempre.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

Logo SEOX - Sites para Fotógrafos